Mil vezes adeus

Autor – John Green

Editora – ASA

Género Literário – Romance; Ficção juvenil.

“Mil Vezes Adeus” é o último romance de John Green, com o título original de “Turtles all the way down”, foi publicado em 2017, no mesmo ano chegou a Portugal e rapidamente chegou à lista dos mais vendidos.

Esta obra conta a história do desaparecimento do milionário Russel Picket, através do ponto de vista de Aza, uma rapariga que sofre de TOC e ansiedade. Tendo então a explicação de todas as suas angústias e transtornos, assim como a demonstração detalhada de todos os seus tiques.

Aza e a sua melhor amiga Daizy vão em busca deste milionário, pois foi prometido cem mil dólares a quem o encontrasse, mas no caminho aparece Davis, um antigo amigo de Aza e filho de Russel. Aza desenvolve sentimentos por esta nova personagem, mas devido aos seus problemas e distrações internas não é capaz de aceitar um compromisso.

É um livro que deixa o leitor ansioso e desconfortável por toda a parte bastante explicita da doença, mas sempre curioso sobre como tudo vai acabar. Tem também um lado muito carinhoso pelo romance entre os dois personagens principais.

É tanto desconcertante como amigável e calmo, tudo acontece no seu devido lugar, a um ritmo mais lento.

Apesar do tema pesado, é um livro leve, que para quem não se sensibiliza facilmente vai passar despercebido. Pelo avançar do livro ser mais lento que os romances anteriores de John Green, o leitor pode-se perder pelo meio, ou até mesmo perder a vontade de ler. É uma obra monótona, simples, sem magia.

Para mim é um excelente livro, um pouco lento mas bonito. Mostra um ponto de vista que pouca gente pode ter e no fundo um pouco emotivo. Não recomento a leitores que se cansem muito ou que precisam de um maior incentivo para continuar a ler, mas sim a todos os que apreciam a simplicidade de uma vida mundana e dos seus pequenos caprichos.

Denise, 11ºC