1984

Autor – George Orwell
Editora – Antígona
Data da 1ª edição – 1949
Data da 1ª edição portuguesa – 1990
Género Literário – Romance
 
 
         “1984” foi um livro publicado em Portugal, em, 1990, pela Antígona.
 
         Esta é uma obra clássica, intemporal. Uma história extremamente complexa e única, num mundo dividido, onde a ditadura ganha. Tem uma série de novos ministérios e regras, uma sociedade bastante estratificada e injusta, onde nenhum cidadão pode pensar se quer alguma coisa fora do “comum”. Era um governo baseado num partido único que “tinha sempre razão” e não devia ser questionado em nenhuma situação possível. Um partido que muda qualquer facto histórico e, por conseguinte, muda a história mundial.
         Esta é a história de Winston Smith, um homem não muito atraente, mas que não se deixa levar pela corrupção e mentiras feitas pelo governo.
 
         – “eles eram cadáveres à espera de serem devolvidos à sepultura”
         – “quando não há testemunhas exteriores que possamos tomar como ponto de referência, até os contornos da nossa própria vida perdem nitidez”
         – “A história parou (…) nada existe a não ser um presente sem fim em que o Partido tem sempre razão. Eu sei, claro, que o passado foi falsificado; só que nunca terei a possibilidade de o provar, mesmo sendo eu o autor de falsificação”
         – “Mas existe da mesma maneira que eu existo?
             Tu não existes.”
         – “Quem controla o passado controla o futuro: quem controla o presente controla o passado.”
 
         Este é um livro onde o tempo é a coisa mais importante que existe, mas ao mesmo tempo algo tão vulgar e sem valor.
         Não é um livro fácil de ler, muito menos se procurar uma leitura rápida. Também não é um livro que aconselhe a qualquer pessoa, apenas a quem goste muito de distopias como eu.
 
         É, sem dúvida, dos melhores livros que já li, porque, quando um livro, após ser lido, vira um parasita na tua mente, é sinal de que é um bom livro e foi exatamente isso que aconteceu comigo.
Denise, 11C