Tantas línguas, tantas histórias: Angola

 

Angola é um dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), situado na costa Ocidental do continente. É pátria de muitos escritores que enchem as nossas prateleiras: Agualusa, Pepetela, Ondjaki, Paula Tavares, Luandino Vieira. Uma nação cheia de cor, onde convivem paisagens no seu estado mais natural e a modernidade de locais como o novo parque urbano de Luanda, que segue o contorno da baía e foi inaugurado em 2012.

País rico em tradições que serviram literalmente de pano de fundo à exposição com 4 exemplares de panos angolanos retangulares de algodão de cores vibrantes. Mas temos também exemplos da utilização desses materiais – em bolsas, bonecas e outros elementos decorativos, como um presépio. Os panos fazem verdadeiramente a ligação entre os tempos antigos e as gerações atuais, enquanto testemunhos da riqueza cultural, da diversidade e do quotidiano. Para além disto, estão expostos algumas esculturas e objetos em madeira que não são manifestações meramente estéticas. A eles está associada uma simbologia rica como a vida e a morte, a passagem da infância à vida adulta, a celebração de uma nova colheita e o começo da estação da caça.

Para ler, sugerimos os contos de Luuanda de Luandino Vieira e o artigo da Visão História “A pérola da coroa”, título atribuído a Angola, numa edição toda ela dedicada aos países africanos que fazem parte da história de Portugal.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Atividades, biblioteca em ação, Promoção da leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s