Março, mês da leitura nas bibliotecas do AEGN

A exposição “À descoberta de… Luísa Ducla Soares”, na biblioteca da escola sede, com trabalhos dos alunos do agrupamento, foi o mote para a celebração da leitura.

Seguiu-se a final do Concurso de Leitura “Ílhavo a ler +”, no dia 4 de março, na Casa da Cultura de Ílhavo onde doze participantes do agrupamento deram provas das leituras que fizeram depois de terem passado a primeira fase em cada uma das escolas. O Miguel Lourenço do 6º A foi o vencedor do 2º ciclo e representará o concelho no Concurso Intermunicipal de Leitura em Albergaria-a-Velha, em maio. O evento contou, ainda, com apresentações de grupos de alunos dos três agrupamentos. O Clube “Expressarte, que apresentou uma performance a partir do poema “O mar” de Luísa Ducla Soares, representou o nosso agrupamento.

Para além das sessões habituais de animação de leitura, do projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares) e do projeto “Newton gostava de ler”, outras atividades vieram dar vida e cor às bibliotecas. A leitura na infância foi objeto de reflexão nas duas sessões de sensibilização, “Sou pequenino, mas já gosto de ler”, dedicada aos pais e Encarregados de Educação dos alunos do ensino pré-escolar, nas bibliotecas do Centro Escolar Santa Maria Manuela e da EB da Cambeia, nos dias 10 e 17 de março, respetivamente. Num ambiente de partilha, agradável e informal, refletiu-se sobre o tempo dedicado à leitura em família, os livros a escolher e a forma de contar as histórias.

No dia 21 de março, serviu-se mais um “Chá de Letras” na biblioteca da Escola Secundária, desta vez dedicado à poesia e à autora homenageada nas bibliotecas do concelho, Luísa Ducla Soares. Uma vez que esta atividade se inseria na iniciativa da Rede de Bibliotecas de Ílhavo “RBI: bibliotecas em rede”, tivemos como convidadas as professoras bibliotecárias dos outros agrupamentos e a Dra. Inês Vila da Biblioteca Municipal e a participação de alunos de outras escolas do agrupamento. Mais uma vez, partilhamos com alunos, professores, pais e Encarregados de Educação momentos de leitura, teatro, música e convívio. Além de lembrarmos poetas consagrados, os alunos vencedores do concurso de poesia nas quatro categorias leram os seus poemas e o público foi, também, convidado a participar.

Para terminar a Semana da Leitura e o mês a ela dedicado, teve lugar o “Chá de Letrinhas”, na Escola Básica. Histórias, lendas e poemas foram dedicados aos animais, lembrando os seus direitos. A música esteve, igualmente, presente e não faltou uma caça ao ovo, antecipando, assim, a época festiva que se avizinha, a Páscoa.

Paula Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Atividades, biblioteca em ação, Promoção da leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s