Sebastião da Gama – Diário

“Isto é quase um diário íntimo e se digo quase é porque, apesar de tudo, sei muito bem que outros, que não só eu, o vão ler, e isso, que não obsta a que sejam sinceras todas as minhas palavras e verdadeiras todas estas histórias, me impede de contar certas coisas que terei pudor de contar seja a quem for.”

Sebastião da Gama, Diário

Nos tempos conturbados em que vivemos, o Diário de Sebastião da Gama (passou em 2008 o cinquentenário da sua publicação póstuma) pode constituir, para educadores e educandos, uma lufada de ar fresco suscetível de a todos ajudar a levar o barco a bom porto.

José H. Barros-Oliveira, Revista Portuguesa de Pedagogia

Sebastião da Gama: Poeta e Professor

“Trata-se de um professor competente, totalmente centrado nos alunos, íntegro como pessoa humana, amigo dos alunos, como uma espécie de pai, compreensivo e respeitador da sua liberdade, sabendo levar a disciplina com bons modos e métodos, corrigindo sem ofensa. E realmente os alunos aprendiam com métodos ativos, fazendo-os participar, inventar e ler textos. E tanta coisa se aprendia para além da gramática…”

Cada vez me apetece menos classificar os rapazes, dar-lhes notas, pelo que eles «sabem», Eu não quero (ou dispenso) que eles metam coisas na cabeça; não é para isso que eu dou aulas. O saber – diz o povo – não ocupa lugar; pois muito bem; que eles saibam, mas que o saber não ocupe lugar, porque o que vale, o que importa (e para isso pode o saber contribuir, só contribuir) é que eles se desenvolvam, que eles cresçam, que eles saibam «resolver», que eles possam perceber.

Sebastião da Gama, Diário

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Autor do mês

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s