Outubro: mês internacional da Biblioteca Escolar no AEGN

No mês internacional da Biblioteca Escolar (BE), cujo lema é “A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias”, lembramos a sua importância na comunidade educativa.

Segundo o Manifesto da IFLA/Unesco, a BE “proporciona formação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis”.

A BE é um recurso pedagógico com o qual a escola pode contar para promover a literacia e criar hábitos de leitura. Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da leitura como suporte das aprendizagens deve ser a nossa preocupação. Dotar os jovens de competência de leitura, por todos os meios disponíveis, logo desde o princípio da escolaridade, e prepará-los para a frequência de bibliotecas, é um dos maiores legados ao futuro que a escola de hoje pode facultar. É para isso que trabalhamos, para apoiar os alunos nos seus trabalhos escolares e na seleção da informação e promover atividades que motivem os jovens de hoje para a leitura.

Bib-10-2014-31

Nas bibliotecas da Escola Secundária e da EB2,3, no dia 26 de setembro, assinalou-se o Dia Europeu das Línguas com uma exposição recheada de materiais representativos de diferentes países. Na verdade, o conhecimento de diferentes línguas e culturas favorece a comunicação, afasta barreiras interculturais e facilita a integração sociocultural.

Bib-10-2014-30

Neste mês especial para as bibliotecas escolares, damos início às nossas atividades com a realização de sessões de formação para os novos utilizadores (5º e 7º anos de escolaridade), a divulgação do concurso “Ílhavo a Ler+” e a dinamização do “Clube dos Amigos da BE”. Os alunos do 1º ciclo participarão em ações de sensibilização sobre “O valor do livro” e “Literatura na internet” e visitarão a Biblioteca Municipal. As sessões de promoção da leitura no âmbito do projeto “Leitura com sabor a ciência” terão início também neste mês.

Mensalmente, serão homenageados diferentes autores nas nossas bibliotecas. Em outubro, o destaque vai para José Luís Peixoto na Escola Secundária e Maria João Lopo de Carvalho na EB2,3.

Bib-10-2014-32 Bib-10-2014-33

Aproveitamos para desejar a todos um bom ano letivo e… boas leituras!…

As professoras bibliotecárias

Ana Maria Parracho e Paula Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Atividades, biblioteca em ação, Promoção da leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s